13 de maio de 2008

Concentração vs Dispersão



"Ser uma alternativa à mídia oficial e contribuir para que as pessoas possam ter senso crítico. A mídia tradicional tem o poder de aliciar corações e destruir mentes. O radical não se sente dono do tempo, nem dono dos homens, nem libertador dos oprimidos. Com eles se compromete, dentro do tempo, para com eles lutar." (PAULO FREIRE)



Estamos à observar dois movimentos opostos no que se refere aos meios de comunicação. Enquanto a Mídia Tradicional segue no caminho da concentração, a Mídia Indepente, apoiada na chamada Web Colaborativa (novas ferramentas que permitem maior interatividade entre os usuários como blogs, YouTube, Wikipedia, rss, ajax, banda-larga, etc, etc...) segue no caminho da dispersão.

A Mídia Tradicional (os veículos de comunicação como rádio, tv, cinema, jornais, revistas), mais fortemente à partir da década de 90 através de inúmeras aquisições, começou à se concentrar na mão de poucos grupos controladores (que chamamos de "Grande Mídia"). Globalmente, a grande mídia é representada pelos sete principais conglomerados transnacionais da indústria da informação e do entretenimento: AOL-Time Warner, Viacom, Sony, News Corporation, Disney, Universal e Bertelsmann.

Nos Estados Unidos por exemplo, segundo Guilherme Canela pesquisador da Unb, 3 cadeias dominam 70% do mercado de rádio e 4 redes dominam 75% do mercado de tv aberta. O Site StopBigMedia.com traz muitos dados e informações sobre a grande mídia (veja aqui a lista dos veículos de comunicação de massa controlados pelos grandes conglomerados citados acima).

Esta concentração é uma ameaça à sociedade em vários sentidos. É uma ameaça pois vai de encontro à liberdade de expressão, é uma ameaça pois possui o poder de alienar as pessoas, desinformá-las, omitindo informações relevantes para discussões que visem de algum modo uma evolução do ser humano e (re)produzindo informações, que quando não mentirosas ou distorcidas, são bestas e sem valor.

Para encurtar o post vou parar de falar sobre a grande mídia (o quarto poder) e sua enorme influência em quase todos os aspectos de nossa vida, deixando algumas indicações de textos/vídeos relacionados ao tema:

Muito Além do Cidadão Kane - Documentário sobre Roberto Marinho e as Organizações Globo
Rede Globo e o novo fuso horário - artigo do Blog do Mello
Grande Mídia é anti-democrática - entrevista coletiva de Marilena Chauí
A concentração e o futuro da mídia - no Observatório do Direito à Comunicação Os donos da bola - na revista eletrônica Com Ciência

A Mídia Independente, produzida por pessoas comuns sem ligação com nenhuma empresa, segue uma tendência oposta. Através das ferramentas da Web Colaborativa se tornou possível à qualquer cidadão comum que possua um computador e uma conexão com a internet produzir e divulgar informação/conhecimento/conteúdo/cultura na forma escrita ou áudio-visual. Mais do que isso, se tornou possível a interatividade e a discussão entre os usuários.

É claro que isto traz um problema, com tanta informação circulando pela internet será que é possível confiar em tudo que se vê/lê/ouve? Acredito que não, mas pelo menos existem diversas fontes sobre cada assunto, tornando possível ao usuário confrontar diversos pontos de vistas (mesmo que alguns sendo baseados em mentiras) e tirar suas próprias conclusões. Acho bom lembrar que nunca é prudente confiar em informação anônima.

Mas será que é possível confiar em muita coisa que se vê/lê/ouve na mídia tradicional?
...

A grande mídia, que controla e manipula informação sem abrir espaço para a pluradidade de opiniões, agora encontrou um espaço que a rivaliza, onde é possível rebater suas argumentações e promover um diálogo entre diversos tipos de indivíduos.

Há ainda que se falar em um ponto que faz com que cada vez mais pessoas passem mais tempo na internet e menos tempo utilizando meios de comunicação tradicionais: a Mídia Tradicional determina o quê e quando o usuário irá assistir/ler/ouvir, enquanto na web é o usuário que determina o quê ele quer assistir/ler/ouvir e quando.

Vai aqui mais uma indicação de leitura: A Mídia Tradicional e a Mídia Independente nos Tempos da Web 2.0 , por Eduardo Santos na coluna Tendências do site IMasters.

Um comentário:

nemveno disse...

É isso mesmo!!!
Boa Gauchinho.