25 de abril de 2008

Paul Singer e a Economia Solidária

A Economia Solidária é uma alternativa ao modelo de organizações "capitalistas" em vigor. Na economia solidária não existem patrões e empregados, todos são donos e funcionários do negócio, e o objetivo principal não é a geração de lucro, mas sim a melhoria da vida dos membros do empreendimento solidário. O conceito de Economia Solidária, apresentado abaixo, foi desenvolvido por Paul Singer:

"Economia Solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano - e não do capital - de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Assim, nesta economia, o trabalho se transforma num meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista."

Campanha Nacional de Divulgalção da Economia Solidária






Introdução da entrevista de Paul Singer para Paulo Donizetti de Souza publicada na Revista Brasil (leia a entrevista aqui)
Paul Singer figura, possivelmente, entre os mais conceituados intelectuais do Brasil. Sua obra é ingrediente obrigatório na biblioteca de quem queira entender o Brasil. Com a fala serena de um mestre, Singer fala de seu país
com a coerência que o acompanha em mais de meio século de militância política de esquerda. Critica com pesar, mas sem meias palavras, os rumos da economia. Fala dos vacilos do governo e do PT; e torce pela reeleição de Lula.
Esse brasileiro nascido na Áustria há 74 anos já foi metalúrgico (eletrotécnico), é um dos fundadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) junto com intelectuais da academia perseguidos pelo regime militar. Professor da Unesp e da FEA/USP, foi secretário de Planejamento paulistano na gestão de Luiza Erundina e, desde 2003, comanda a Secretaria Nacional de Economia Solidária criada pelo atual governo dentro do Ministério do Trabalho. Para Paul Singer, a economia solidária não é mera alternativa para gerar ocupação em tempos de crise, como pensam alguns, mas uma ferramenta de construção de um novo modelo econômico pautado pelo humanismo, a justiça social, a cooperação mútua e a solidariedade.

Entrevista com Paul Singer (Trecho do documentário "A Cura" de David Calderoni)



Links relacionados:
Paul Singer na wikipedia
Economia Solidária na wikipédia
Fórum Brasileiro de Economia Solidária
Ecosol
Secretaria Nacional de Economia Solidária
Estudo sobre Paul Singer

Nenhum comentário: